[FILME] O Gabinete do Dr. Caligari

O longa-metragem que possuí duas versões: uma de 52 minutos de duração e outra de 78, foi lançado em 1920 e dirigido por Robert Wiene. "O Gabinete do Doutor Caligari" é o filme precursor do movimento expressionista alemão e considerado por muitos como o primeiro grande filme de terror da história do cinema mundial. Com a utilização de uma estética peculiar e marcante principalmente na sua mise-en-scène, o longa ainda é visto nos dias de hoje como uma obra-prima do cinema e fascina todos que o assistem pela qualidade.

Nota: 5/5

"O Gabinete do Doutor Caligari" conta a história do Doutor Caligari que viaja de cidade a cidade para apresentar o seu espetáculo: Cesare, o Sonâmbulo. Cesare é descrito como um homem que dorme há 23 anos e que tem o dom de possuir respostas para quase tudo que lhe for perguntado. Suas profecias sinistras, terminam se realizando em momentos posteriores. Sincronicamente com a vinda da dupla à cidade, vários crimes começam a acontecer, pelos quais os dois irão se tornar os principais suspeitos.

Robert Wiene fez uma obra atemporal, utilizando-se de diversos recursos narrativos muito criativos que vão desde reviravoltas a um dos finais mais surpreendentes da história do cinema. Contando sua trama em forma de flashback, uma ferramenta narrativa que era muito raramente utilizada naquela época, o filme já apresenta para o espectador a sua originalidade. Os cenários escuros e com perspectivas distorcidas ajudam a dar uma profundidade de campo no plano visual que colabora muito na criação de um ambiente fantasmagórico, de pesadelo e sombrio; apesar de Caligari e Cesare serem os protagonistas do longa, a estética visual é o grande destaque.

Apesar de ser um filme mudo e com muitos poucos diálogos, "O Gabinete do Doutor Caligari" consegue proporcionar um ritmo ágil, o que mantém o espectador sempre conectado a trama contada. O longa também fala sobre temas relevantes até hoje, como demência, obsessão por poder e alienação; e mostra que não é necessário um filme ter diversos diálogos para expor seu discurso de forma clara para o espectador.
As atuações são primorosas, um dos destaques do filme. Numa época, onde as expressões faciais e corporais eram essenciais para as interpretações, o exagero nas expressividades buscava exteriorizar tudo o que os personagens estavam sentindo. Vale destacar as atuações, principalmente do Werner Krauss e do Conrad Veidt. Werner Krauss interpreta o Doutor Caligari, um personagem misterioso que através das suas apresentações não desperta apenas a curiosidade da população, mas também do espectador. Conrad Veidt interpretar Cesare, o personagem responsável por dar um tom obscuro e surreal necessário para que a trama se desenvolva.
Vale ressaltar sobre a maquiagem e a trilha sonora. A maquiagem tem um papel importantíssimo para a obra, pois ela contribui positivamente nas atuações e também para que esse clima sinistro mantenha durante todo o enredo. A trilha sonora tem o poder de conduzir o espectador e casa perfeitamente com as cenas.


"O Gabinete do Doutor Caligari" é uma obra cheia de originalidade e criatividade que através de seu visual característico, grandes atuações e uma narrativa peculiar está eternizada como um dos filmes mais importantes para a história do cinema mundial.

3 comentários:

  1. Andrei!
    Acredito mesmo que em um filme mudo, a maquiagem e as expressões faciais sejam mais que importantes para podermos entender o que o enredo quer passar.
    Bacana você resgatar filmes sem fala.
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! A ideia é trazer filmes interessantes pro pessoal conhecer melhor o cinema mundial.
      Um Feliz Ano Novo pra você também.

      Excluir
  2. Olá, conheci seu site agr e gostei das suas resenhas.
    Conheci através de uma explicação sobre como funciona o Skoob plus. Vc poderia passar o seu Skoob pra eu encontrar mais livros? Obrigada

    ResponderExcluir